segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estratégias dos Ministérios da Base


As prioridades definidas pelo Pastor Sênior foram desdobradas em estratégias específicas pelos Ministérios das Cinco Bases de Propósitos. O detalhamento destas estratégias em Planos de Ação - com metas, prazos, atividades e recursos – está a cargo das equipes de cada Ministério, com a supervisão da Gestão de Ministérios, dirigido pelo pastor Sênior.

1 – BASE DA MISSÃO:

Fazer missão significa obedecer à GRANDE COMISSÃO dada por Jesus, em Mateus 28:19 e 20 – “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Este será o maior investimento de vida de cada membro da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA. Para tanto, cada membro:
Será um missionário onde Deus o colocar;
Orará diariamente pela evangelização da multidão da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA;
Estará disponível e preparado para dizer da razão de sua fé em seus relacionamentos;
Disporá com mordomia do seu tempo e de seus recursos.

Visão da Base da Missão:

“Que toda a IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA assuma a Missão como prioridade de vida”.
Objetivos e Valores da Base da Missão:

A missão desta Base é dupla:

 Proporcionar maneiras para motivar, capacitar e equipar todas as pessoas a viver a evangelização como prioridade de vida.
 Promover, facilitar e/ou conduzir a realização de projetos que demandem um esforço conjunto da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA, com e sem parcerias externas, buscando sempre ressaltar a importância da diversidade de dons e ministérios no objetivo de ganhar pessoas para Jesus.

Os valores que norteiam o trabalho da Base de Missão são os seguintes:
M utualidade – Atrair pessoas pela valorização da comunhão da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA
I ncentivo – Incentivar o voluntariado, pois cada membro é um missionário IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA;
S uporte – Fornecer suporte para os missionários locais e de campo;
S ensibilidade – Priorizar pessoas no atendimento a todas as suas necessidades;
A mor – Fazer do amor a próxima parte da missão, não somente por um programa;
O bediência – Obedecer a Atos 1:8 e manter nossa visão missionária e globalizada;


Estratégias da Base da Missão:

Iniciativas internas (dentro da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA)
a) Divulgação e suporte do propósito da missão:
Promover o propósito da missão entre as diversas faixas etárias, ministérios e demais bases para:
 comunicar o propósito da missão de forma geral;
 aumentar a disponibilidade da membresia para realizar a missão;
 provisionar recursos para projetos da missão da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA (recursos humanos, materiais, de influência e outros);
 colher sugestões que suportem a melhoria contínua da atuação da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA em missões.
Uma vertente de divulgação acontecerá através de um grupo designado de representantes das diversas faixas etárias, ministérios e demais bases, que atuarão como promotores de missões em seus lugares funcionais. Em reuniões regulares com o Ministro de Base da Missão haverá oportunidade para planejar divulgação, iniciativas específicas, oração, etc. As reuniões regulares serão ainda um canal para colher sugestões que suportem a melhoria contínua da atuação missionária da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA.
Uma segunda vertente de divulgação acontecerá através dos Pequenos Grupos da Igreja.
Parceria com o Ministério de Intercessão para implantar cobertura de oração sobre a IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA durante ininterruptamente.
b) Promoção contínua da missão como prioridade de vida junto à membresia:
 Parceria com a Base de Ensino para criar treinamentos avulsos, buscando a capacitação de membros em áreas ou estratégias específicas (exemplo: “Cristão Contagiante”).
 Promoção e realização da classe “401 – Missões”.
 Promoção de oportunidades específicas (exemplos: viagens missionárias para grupos, férias missionárias).
 Promoção de desafios pessoais como, por exemplo, o de ganhar pessoas para Jesus, orando por e trabalhando junto a, pelo menos, três amigos ou parentes residentes na região do Cônego que ainda não conheçam Jesus.
Iniciativas externas (fora da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA)
a) Missões Urbanas e Estaduais:
Promover a evangelização abrangente, eficiente e sistemática da Vila Pompéia, Tatuquara, Região Metropolitana, estado, país e até os confins da terra, sempre observando critérios de direcionamento à pessoa do sem-igreja.
 A partir de mapeamento de perfis da população (aspectos sociais, religiosos, políticos e outros) serão planejados e promovidos: Eventos-ponte (sob coordenação do Gestor de Ministérios), criação de Pequenos Grupos (sob coordenação da Base de Comunhão), ação comunitária com ênfase na transformação de vidas (em cooperação com a Base de Serviço) e
outras ações evangelísticas em estabelecimentos de ensino, empresas, hospitais e presídios. As atuações acontecerão isoladamente ou por parcerias com outras igrejas evangélicas na cidade.
b) Missões nacionais:
Promover o evangelho, a plantação e crescimento (através de treinamento) de Igrejas no Brasil.
 Através de parcerias ou isoladamente, a IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA investirá em organizações e no ministério de obreiros de tempo integral aprovados, apoiando-os em oração, financeiramente e por meio da participação ativa de membros da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA em férias missionárias, viagem missionária individual, de Pequenos Grupos ou de outros grupos organizados.
c) Missões mundiais:
Promover o evangelho, a plantação e crescimento (através de treinamento) de Igrejas em outros países.
 Através de parcerias ou isoladamente a IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA investirá em organizações e no ministério de obreiros de tempo integral aprovados, apoiando-os em oração, financeiramente e por meio da participação ativa de membros da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA, em férias missionárias, viagem missionária individual, de Pequenos Grupos ou de outros grupos organizados.
Instrumentos operacionais de implementação.
Para auxiliar a implementação da atuação da Base da Missão existem alguns instrumentos operacionais específicos.
Fundo para a Evangelização:
Sustento das atividades e dos missionários de campo, a Igreja destina um percentual dos dízimos especificamente para Missões.
Todos os membros, como demonstração da prioridade de sua vida missionária, são desafiados a contribuírem também para este Fundo, começando com 1% além do dízimo e aumentando conforme seu envolvimento missionário, além de ofertas específicas para atendimento de algum pedido missionário.
Campanhas Missionárias:
Participamos das campanhas missionárias denominacionais com informações a membresia. Destinamos 10% das ofertas missionárias para as campanhas da seguinte forma;
 1º trimestre – Missões Mundiais
 2º trimestre – Missões Estaduais
 3º trimestre – Missões Nacionais
 4º trimestre – Missões Urbanas
Parcerias:
No envio de missionários e na plantação de Igrejas além do campo de atuação da IGREJA BATISTA DA VILA POMPÉIA, optamos por trabalhar através de parcerias com Igrejas, Organizações e Agências Missionárias:
Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira (JMM), Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira (JMN), Convenção Batista do Paraná, MNTB – Missões Novas Tribos do Brasil, Portas Abertas e outras com agências missionárias.
Parcerias para Plantação de Igrejas – Queremos para os próximos anos plantar novas igrejas na região Metropolitana e/ou apoiar, na forma de parcerias, novas igrejas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário